Meras Imagens...

Meras Imagens...
Karen Facchinetti

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Gostaria de enxergar...

Gostaria de enxergar o mundo como ele realmente se mostra. Com todos seus ângulos, perspectivas, profundidade e cores. Compreender todos os tons, cinzas pesados, tristes e nostálgicos.
Enxergar o “real” através do desfoque e parar o movimento. Captar nele o que os segundos não nos deixam entender.
Saio de mim através do olhar. Entro em contato com o externo, transformo o mundo e ao voltar, o Mundo que há dentro de mim. Todos os dias são assim... e mesmo quando as palavras não saem de minha boca, saltam do meu olhar.
Olho para a vida, vejo milhares de elementos e pessoas, reconheço – os , mas enxergo apenas o que há em mim. Então, aumento o alcance de minhas lentes, crio proximidade com tudo o que me toca e com o que me repugna. Eternizo os momentos, as paisagens que se transformam se não o são, em paisagens do meu interior. Quero guardar aquilo que não posso reter, alcançar... Então faço a foto de um pôr do sol,de um amarelo quase laranja, suave que aquece o meu rosto. Quando disparo o obturador é a suavidade que eternizo. Atiro no presente para que se transforme em passado e sendo apenas alma em mim permanece. Posso reviver através de uma cor, sentir o movimento da brisa e o cheiro daquele momento. Posso trazer para perto aquilo que matei e julgava morto.Gosto de compor a minha vida, os meus dias... escolho o melhor ângulo, os melhores elementos. Mas também sei que toda fotografia traz a subjetividade do autor. E isso irá transparecer, não importa em qual proporção.
Como escreveu Mário Quintana, no auto-retrato que me faço,traço a traço... as vezes me pinto nuvem, as vezes me pinto árvore ,às vezes me pinto coisas de que nem há mais lembrança...ou coisas que não existem mas que um dia existirão... e, desta lida, em que busco - pouco a pouco - eterna semelhança, o que restará? Um desenho de criança... Corrigido por um louco!

Nenhum comentário: