Meras Imagens...

Meras Imagens...
Karen Facchinetti

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Trecho - Olhares fora-dentro

Estes dias vim folheando trechos do livro Fotografia e Antropologia – olhares fora-dentro de Rosane de Andrade. Um livro no qual me identifico muito quanto ao envolvimento do fotógrafo com aquilo que deseja fotografar. E hoje folheando alguns pensamentos nele contido, deparei-me com uma citação de um fotógrafo esloveno que perdeu a visão aos 11 anos de idade. Até hoje suas palavras e profundidade com que se relaciona com o mundo através dos sentidos me inspiram a enxergar e viver as imagens através de uma filosofia.Vale a pena ler este singelo e profundo pensamento.


“ Quando discernia ainda alguns bocados de luzes e de cores, estava feliz porque via ainda: guardo a lembrança viva desses momentos de adeuses ao mundo visível. Mas, a monocromia invadiu minha existência e devo fazer um esforço em conservar a paleta de nuanças, para que o mundo escape a monotonia e a transparência. Dou cores aos objetos, às pessoas que apreendo: conheço uma mulher cuja voz é ao azul que ela consegue colocar o azul sobre um dia que eu sei ser cinza de outono.Encontrei um pintor que tinha uma voz vermelho-escura, e o acaso quis que ele gostasse desta cor... O que vem ser portanto um olhar? É talvez a soma de todos os sonhos, cuja parte de pesadelo se esquece, quando a gente pode pôr-se a olhar diferentemente... “ (Evegen Bavcar)

4 comentários:

Casimiro disse...

Na verdade nós vemos o que nos convém. Não é preciso enxergar para ver.
Temos a escolha de ver em branco e preto e colorido. Eu, particularmente, gosto de ver tudo colorido, gosto de ver o que há de bom em tudo.
Há pessoas que se fecham num mundo onde as cores não existem e vêem apenas a negatividade das coisas.
Eu tenho amigo que tem a visão quase numa. Ele, por coincidência, é um ótimo fotógrafo, onde sua deficiência não existe quando ele faz suas fotos.
O mundo é o que vemos, então se vemos o que queremos, o mundo é do jeito que desejarmos que ele seja.

Vivi Peron disse...

Que trecho forte do livro, não poder enxergar é muito triste, mais triste ainda quem gosta de ver a vida de uma maneira negativa...Bjs coloridos Isabelitta!!!!!

Marcelo Fabri disse...

Oi...
Essa galeria tem cursos e exposições. Fica lá na Vila.
http://www.imafotogaleria.com.br/site/
Perto da Benedito Calixto
Beijos

Zúnica disse...

Tem um romance que eu achoq ue você vai adorar. Chama-se Almost Blue.